segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estrelas que tocam o chão...


Algures num infantário da vila de Vidigueira um menino fez um desenho curioso. Um desenho que causou grande admiração entre as outras crianças e despertou a curiosidade da própria educadora. A criança tinha desenhado um céu cheio de estrelas mas algumas dessas estrelas estavam tão próximas do chão que chegavam a tocá-lo com os seus pequenos raios.
As outras crianças diziam que o desenho estava mal feito, que as estrelas não estavam no lugar delas e que não podiam estar tão em baixo.
O menino estava confuso e não percebia a razão de toda aquela admiração. Dizia que era assim que ele via as estrelas todas as noites.
Depois de pensar um pouco a educadora entendeu então o menino. Era uma criança de raça cigana e, de facto, à noite quando ela estava no seu acampamento longe das luzes e dos edifícios da vila, as estrelas brilhavam de forma mais intensa, a fina linha do horizonte que delimita o céu e a terra como que se diluía e de forma quase misteriosa desaparecia. O céu e aterra misturavam-se, confundiam-se e por vezes não se sabia bem onde terminava um e começava o outro. Assim havia algumas estrelas que pareciam tocar no chão. Era assim que aquela criança via normalmente as estrelas.
Ofuscados pelas luzes das nossas cidades e ocupados pelas nossas rotinas esquecemo-nos por vezes da forma como as estrelas continuam a brilhar acima de nós e de como elas por vezes parecem tocar a terra.

2 comentários:

Ana Dionísio disse...

´Que bonita esta história, e tão verdadeira. A correria dos nossos dias não nos deixam aproveitar como deve de ser as pacientes estrelas que estão no céu, num céu que toca a terra.

bjs

Anónimo disse...

Quem me dera poder tocar uma estrela!!!
Olhamos o céu tantas vezes e de formas tão diferentes...mas nem sempre vemos a sua verdadeira beleza!!
A nossa visão é limitada...vê cores e formas...mas só o coração vê a mais pura beleza das coisas!!
Nós somos seres limitados, e principalmente quando não combatemos as nossas limitações!!
Beijinhos