terça-feira, 11 de setembro de 2007




“As Virgens Que Fazem Muito Caso do Tempo

Apanha os botões de rosa
Enquanto podes.
O tempo voa
E esta flor que hoje sorri
Amanhã estará moribunda.

-Em, latim o termo para este sentimento é carpe diem (aproveita o dia) … Porque somos pasto para vermes, rapazes. Acreditem ou não todos nós nesta sala um dia vamos deixar de respirar, vamos ficar frios e morrer”


Assim começa a primeira lição do professor John Keating (interpretado por Robin Williams) no filme com o nome: Clube dos Poetas Mortos. Neste fantástico filme um professor de inglês é admitido num colégio particular para rapazes, os seus métodos de ensino pouco convencionais irão revolucionar as tradicionais práticas curriculares. Com a sua sabedoria e talento, este professor inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e a tornar as suas vidas extraordinárias.
Carpe diem, esta simples frase resume não só este filme como também uma filosofia de vida. Curiosamente esta expressão aparece já em textos do poeta romano Horácio (65-8 AC): Carpe diem, quam minimum credula postero (colha o dia, confia o mínimo no amanhã). Para mim esta expressão tem a ver com não deixarmos que a chama dos nossos sonhos se apague. Muitas das vezes deixamos para trás alguns sonhos, esquecidos, postos em segundo plano por uma rotina ou simplesmente constantemente adiados para um futuro incerto. Esta pequena frase invoca a capacidade de lutarmos pelos nossos sonhos, de seguir os nossos ideais e de tornar diferente cada dia.
Este filme recorda-me também todas aquelas pessoas que em determinado momento aparecem na nossa vida e que têm o poder de despertar uma pequena estrela adormecida do nosso ser, de nos alargar horizontes e de tal como o professor do filme, nos incentivar a subir para cima da mesa para ter outra perspectiva do mundo.

2 comentários:

Claudia disse...

Bem! Adorei o blog! Tá muito bem feito (bem melhor que o meu!) e os textos são muito bons!

Continua assim porque este blog tem futuro! bjs =)

Ana Dionísio disse...

Olá Ze luis!!! Muitos parabéns pelo teu blog, acho que está mesmo muito interessante.
E este texto, resume uma mensagem essencial e que muitas vezes esquecemos, a aproveitar o que temos aqui e agora, sem preocupar demasiado com o ontem ou o amanhã.

beijinhos, e boa continuação ;)