domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mamma Mia

Pizza de Mozzarela e Alecrim de Gordom Ramsay
 
 
Se há comida que eu não me importava de comer todos os dias ela chama-se pizza. Tenho vindo a tentar fazer pizzas caseiras mas nunca têm ficado tão boas comos as das pizzarias. Hoje experimentei uma receita de massa para pizza que ficou uma autêntica maravilha. Fofa por dentro e estaladiça por fora.  A receita é do grande chefe Gordon Ramsay e faz parte do seu livro "Cozinha sem limites". Experimentem e deliciem-se. Saí muito mais barata que uma ida à pizzaria e podem dar largas à imaginação na cobertura.
 
Ingredientes para a massa:
2 saquetas de fermento (o necessário para a quantidade de farinha)
1 c. de sopa de açucar amarelo refinado
4 collheres de sopa de azeite extravirgem
500 g de farinha de pão forte ou farinha tipo 00 (eu usei farinha sem fermento da marca Nacional mas pode ser de outra marca qualquer desde que não tenha fermento)
1 c. de sopa de sal marinho refinado
 
Prepara-se primeiro a massa da pizza. Mistura-se o fermento com o açucar amarelo e 325 ml de àgua tépida. Aguarda-se uns minutos. Entretanto peneira-se a farinha para uma tijela grande (eu não peneirei), adiciona-se o sal e faz-se um buraco no meio. Deita-se o azeite nesse orifício seguido da mistura de fermento. Com uma colher vai-se levando a farinha ao centro a partir dos bordos, mexendo-se lentamente, até começar a formar uma massa. Depois disso começa-se a trabalhar a massa com as mãos.
Quando estiver tudo misturado amassa-se a massa , numa superficie enfarinhada, durante uns 10 minutos para ficar sem grumos. Coloca-se a massa num tigela enfarinhada, tapa-se com um pano da loiça e aguarda-se 1 hora para que a massa fermente e aumente de tamanho.
Quando a massa crescer amassa-se mais 1 ou 2 minutos para extrair o ar e fica pronta.
A receita original do Gordon manda que se faça estas pizzas numa frigideira finalizando-se numa grelha isto porque segundo ele os fornos domésticos não aquecem o suficiente para obter uma crosta estaladiça. Eu fiz no forno e ficaram boas na mesma. A massa deu para fazer duas pizzas grandes. O concentrado de tomate fica sempre por cima da massa e depois é só colocar os ingredientes preferidos. Eu fiz uma com restos do frango assado do dia anterior, azeitonas, cogumelos, queijo, fiambre e oregãos. A outra foi de atum, cebola, cogumelos, azeitonas, queijo e oregãos. Experimentem vários tipos de queijo, ralem aqueles queijos mais duros e picantes que têm no fundo do frigorífico e irão descobrir novos e deliciosos paladares.
 
Bon appetit !!! ;)
 

1 comentário:

Ana Dionísio disse...

nham nham...parece-me muito bem esta receita! Eu nunca fiz pizza caseira mas realmente acho que deve ficar diferente das de compra, mais saborosa e quem sabe deve ser muito mais saudável!! Boa dica! ;)

beijinhos