segunda-feira, 24 de março de 2014

Cosmos

 
Foto de uma galáxia captada pelo telescópio espacial Hubble - NASA

 “Se nos vamos aventurar pelos pontos mais recônditos do cosmos, temos de saber o nosso endereço cósmico, esta é a primeira linha desse endereço:  o planeta Terra, a  segunda linha é o Sistema Solar, a terceira a Galáxia da Via Láctea, que junto com mais algumas galáxias vizinhas formam o  Grupo local  que pertence por sua vez ao Super Aglomerado da Virgem . Este Super Aglomerado é apenas uma minúscula parte do nosso universo.  Cada galáxia contém milhares de milhões de sóis e inúmeros mundos. O cosmos como o conhecemos é uma rede de cem mil milhões de galáxias que formam o universo observável . Para lá desse limite estão partes do universo que estão demasiado longe. Não houve tempo suficiente nos 13,8 milhões de anos de história do universo para a sua luz chegar até nós. Muitos de nos suspeitamos de tudo isto, todos os mundo , estrelas galáxias e aglomerados no nosso universo observável  são  apenas uma minúscula bolha num oceano infinito de outros universos. Um multiverso. Universo atrás de universo. Mundos sem fim…"
Da série : Cosmos, Odisseia no Espaço

Cosmos é a a versão actualizada da série de televisão que transformou a divulgação de ciência em 1980, com a mão de Carl Sagan, Desta vez é o famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson que marca este novo projecto. Altamente recomendável e muito interessante. Para perceber tudo aquilo que nos rodeia através de uma visão grandiosa. Passa várias vezes por semana no canal National Geographic.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Game of Thrones Season 4 Official Trailer





É já em Abril que regressa uma das melhores séries do momento. Game of Thrones é a adaptação da série de livros A Song of  Ice and Fire, escritos por George R. R. Martin. Gosto especialmente desta série porque embora se passe num reino de fantasia aborda a natureza humana e a forma como o poder ou a sede do  mesmo por vezes a envenena e faz realçar os seus lados mais negros. Recheada de reviravoltas surpreendentes, traições, fidelidades inesperadas, heróis invulgares e paisagens lindíssimas em cenas gravadas em locais de extrema beleza do nosso planeta. Tem algumas semelhanças com a trilogia de Lord Of The Rings mas é muito mais violento, aliás peca pelo excesso de violência, mas infelizmente a violência ainda continua a fazer parte da humanidade. Vale a pena ver.