segunda-feira, 24 de março de 2014

Cosmos

 
Foto de uma galáxia captada pelo telescópio espacial Hubble - NASA

 “Se nos vamos aventurar pelos pontos mais recônditos do cosmos, temos de saber o nosso endereço cósmico, esta é a primeira linha desse endereço:  o planeta Terra, a  segunda linha é o Sistema Solar, a terceira a Galáxia da Via Láctea, que junto com mais algumas galáxias vizinhas formam o  Grupo local  que pertence por sua vez ao Super Aglomerado da Virgem . Este Super Aglomerado é apenas uma minúscula parte do nosso universo.  Cada galáxia contém milhares de milhões de sóis e inúmeros mundos. O cosmos como o conhecemos é uma rede de cem mil milhões de galáxias que formam o universo observável . Para lá desse limite estão partes do universo que estão demasiado longe. Não houve tempo suficiente nos 13,8 milhões de anos de história do universo para a sua luz chegar até nós. Muitos de nos suspeitamos de tudo isto, todos os mundo , estrelas galáxias e aglomerados no nosso universo observável  são  apenas uma minúscula bolha num oceano infinito de outros universos. Um multiverso. Universo atrás de universo. Mundos sem fim…"
Da série : Cosmos, Odisseia no Espaço

Cosmos é a a versão actualizada da série de televisão que transformou a divulgação de ciência em 1980, com a mão de Carl Sagan, Desta vez é o famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson que marca este novo projecto. Altamente recomendável e muito interessante. Para perceber tudo aquilo que nos rodeia através de uma visão grandiosa. Passa várias vezes por semana no canal National Geographic.

1 comentário:

Ana Dionísio disse...

Como somos mesmo pequeninos, minúsculos e atrevo-me a dizer...insignificantes! Há algo grandioso, a que tudo e todos pertencem, e que nos justifica. E é bom lembrar-mo-nos disso sempre que teimamos em ver problemas onde eles afinal não existem, bem como esta percepção sobre o cosmos nos ajuda a dimensionar a nossa própria forma de ver as coisas.
Boa dica!