sábado, 19 de dezembro de 2015

Feliz Natal a todos !


Presépio em Beja - Dezembro 2015
Há dias num dos canais de televisão nacional vi uma pequena reportagem de rua. Nela liam-se pequenas passagens de um livro sagrado que falavam nos castigos a que deveriam ser submetidos homossexuais, infiéis, blasfemos ou mulheres que ousassem quebrar as regras que lhes eram impostas. Todos os entrevistados ficavam indignados e a maioria era obviamente contra as leis que esses sagrados textos defendiam. No final da entrevista revelava-se ao entrevistado qual era o livro sagrado em questão e, para surpresa de muitos, esse livro não era o Corão. Era a Bíblia Sagrada dos católicos. De facto a primeira parte da Bíblia, o chamado Antigo Testamento, tem muitas dessas regras rígidas e castigos cruéis que também aparecem no Corão.
Na segunda parte da Bíblia , o Segundo Testamento, dá-se uma mudança fundamental. Jesus nasce e com ele nasce também a ESPERANÇA de uma nova humanidade. Jesus foi aquele que perdoou aqueles que os outros condenavam, que chamou os ditos "pecadores" para junto de si, os amou e ao amá-los transformou o seu coração. Carrascos e suas vítimas tornavam-se assim irmãos. Jesus resumiu todas as regras essenciais numa só: " amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros ". E tudo se deve realmente resumir a isto: AMAR.
O Papa Francisco disse há uns dias "“Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios, (…) mas é tudo falso. O mundo continua em guerra, fazendo guerras, não compreendeu o caminho da paz”.  Realmente a cada ano que passa parece que o mundo está cada vez mais violento, mais cruel, com um maior número de loucos doentios dispostos a sacrificar as suas vidas e mais umas centenas para impor as suas crenças. Pode realmente soar um pouco a hipocrisia celebrar o Natal com o mundo nestas condições. No entanto acho que celebrar o Natal é também alimentar a esperança, é tentar despertar a compaixão presente nos corações e é promover a PAZ.
Há aproximadamente 2015 anos (não se sabe ao certo quando foi e possivelmente nem em Dezembro foi), nasceu um menino que mudou a humanidade. Milhões de meninos e meninas estão a nascer em todo o mundo enquanto escrevo este texto. Que cada uma destas crianças possam guardar dentro dos seus corações a chave para um futuro melhor, que ninguém lhes roube a esperança e que não lhes falte amor. Acredito no amor como a maior de todas religiões. Acredito que mesmo o mais pequeno gesto de amor pode mudar o mundo. Um Natal cheio de Paz e Amor para todos.

Sem comentários: