sábado, 19 de dezembro de 2015

Feliz Natal a todos !


Presépio em Beja - Dezembro 2015
Há dias num dos canais de televisão nacional vi uma pequena reportagem de rua. Nela liam-se pequenas passagens de um livro sagrado que falavam nos castigos a que deveriam ser submetidos homossexuais, infiéis, blasfemos ou mulheres que ousassem quebrar as regras que lhes eram impostas. Todos os entrevistados ficavam indignados e a maioria era obviamente contra as leis que esses sagrados textos defendiam. No final da entrevista revelava-se ao entrevistado qual era o livro sagrado em questão e, para surpresa de muitos, esse livro não era o Corão. Era a Bíblia Sagrada dos católicos. De facto a primeira parte da Bíblia, o chamado Antigo Testamento, tem muitas dessas regras rígidas e castigos cruéis que também aparecem no Corão.
Na segunda parte da Bíblia , o Segundo Testamento, dá-se uma mudança fundamental. Jesus nasce e com ele nasce também a ESPERANÇA de uma nova humanidade. Jesus foi aquele que perdoou aqueles que os outros condenavam, que chamou os ditos "pecadores" para junto de si, os amou e ao amá-los transformou o seu coração. Carrascos e suas vítimas tornavam-se assim irmãos. Jesus resumiu todas as regras essenciais numa só: " amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros ". E tudo se deve realmente resumir a isto: AMAR.
O Papa Francisco disse há uns dias "“Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios, (…) mas é tudo falso. O mundo continua em guerra, fazendo guerras, não compreendeu o caminho da paz”.  Realmente a cada ano que passa parece que o mundo está cada vez mais violento, mais cruel, com um maior número de loucos doentios dispostos a sacrificar as suas vidas e mais umas centenas para impor as suas crenças. Pode realmente soar um pouco a hipocrisia celebrar o Natal com o mundo nestas condições. No entanto acho que celebrar o Natal é também alimentar a esperança, é tentar despertar a compaixão presente nos corações e é promover a PAZ.
Há aproximadamente 2015 anos (não se sabe ao certo quando foi e possivelmente nem em Dezembro foi), nasceu um menino que mudou a humanidade. Milhões de meninos e meninas estão a nascer em todo o mundo enquanto escrevo este texto. Que cada uma destas crianças possam guardar dentro dos seus corações a chave para um futuro melhor, que ninguém lhes roube a esperança e que não lhes falte amor. Acredito no amor como a maior de todas religiões. Acredito que mesmo o mais pequeno gesto de amor pode mudar o mundo. Um Natal cheio de Paz e Amor para todos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Conta-me como foi...



Esta é outras das séries que eu seguia com grande entusiasmo. Viajante no Tempo foi uma série criada nos finais dos anos 80 (em Portugal deve ter passado já nos anos 90) esta série contava as aventuras de Sam Beckett. Sam era um cientista que viajava no tempo e ao fazê-lo ele "assumia" o corpo de outra pessoa numa determinada década. Em cada episódio ele tinha uma missão: teria de alterar determinado acontecimento da vida dessa pessoa através de decisões e opções diferentes daquelas que ela tinha tomado. Assim ajudava-as a ter um destino melhor. O argumento era mesmo muito interessante.

domingo, 13 de dezembro de 2015

HUMAN



Esta palavras de José Mujica, ex-presidente do Uruguai são apenas uma pequena parte do grande documentário do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand. Human junta testemunhos emocionantes de pessoas espalhadas pelo mundo. Falam sobre a sua vida, a felicidade, os seus desejos e lutas. Documentário com imagens verdadeiramente belas e com grandes lições de vida. Está já no Youtube a sua versão completa e legendada. Recomendo.