domingo, 23 de setembro de 2007











Livros e pessoas

Conhecer alguém tem algo em comum com a leitura de um livro.

Tudo começa numa prateleira de uma livraria ou biblioteca. Um livro chama o nosso olhar, algo nos faz aproximar dele, segurá-lo, ler o seu título, sentir o cheiro das suas páginas… Lemos o pequeno resumo da história que ele tem para nos dar, abrimos o livro numa página qualquer e espreitamos curiosamente as suas frases. Depois surge aquele momento determinante, o momento em que decidimos se iremos dedicar algum do nosso tempo àquele livro ou se nos basta aquele pequeno fragmento.

Há livros que se lêem num abrir e fechar de olhos, livros maçudos que obrigam a repetidas viagens aos capítulos anteriores, livros pequenos com grandes histórias, livros com capas duras e pesadas (qual armaduras) difíceis de abrir, livros que expressam os mais complexos sentimentos com as mais simples palavras, livros que se tornam verdadeiros companheiros para toda a vida, livros com o poder de gravar frases no nosso coração, livros que relemos vezes sem conta e em cada leitura descobrimos um pequeno detalhe que nunca tínhamos reparado e que nos maravilha ainda mais …Há pessoas assim também.

O que nos leva a escolher um livro e não outro será sempre um mistério, dependerá talvez da nossa história, da história que queremos ouvir ou da história que precisamos ouvir em determinado momento. Conhecer um livro assim como conhecer uma pessoa é sempre uma aventura encantada que nos revela novos mundos e nos faz descobrir também um pouco sobre nós mesmos.




1 comentário:

Ana Dionísio disse...

Apoiadíssimo, acho que tens toda a razão, e a analogia está excelente!

bjs