sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Oscars 2011




Outro dos nomeados para Oscar de melhor filme é Toy Story 3. É o final de uma saga que marcou para sempre a história da animação. As personagens Woddy e Buzz encantaram gerações de pais e filhos e neste capítulo final voltam a cumprir essa missão. Com cinco nomeações, Toy Story 3 é uma história cheia de ternura, humor e animações deliciosas. É pouco provavél que ganhe o Oscar de melhor filme mas tenho quase a certeza que irá levar o de melhor filme de animação.

Título em Portugal: Toy Story 3
Título original: Toy Story 3
Realização: Lee Unkrich
Longa-metragem de animaçãoVozes (versão original): Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Ned Beatty, Don Rickles, Michael Keaton, Wallace Shawn, John Ratzenberger, Estelle Harris
USA, 2010

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Oscars 2011




Depois do premiado Quem Quer Ser Milionário ?, Danny Boyle traz-nos uma história baseada em factos verídicos ocorridos na vida do alpinista Aron Ralston. 127 Hours é uma história verdadeiramente impressionante que é um hino ao instinto de sobrevivência do ser humano. Uma soberba representação de James Franco valeu-lhe a nomeação para Oscar de melhor actor principal. O filme está nomeado em seis categorias


Título em Portugal: 127 Horas
Título original: 127 Hours
Realização: Danny Boyle
Intérpretes:James Franco, Kate Mara, Amber Tamblyn, Sean Bott, Clémence Poésy
USA/UK, 2010

Oscars 2011




Os irmãos Coen estão de volta à noite dos Oscars, desta vez com uma ressuscitação do velho western. True Grit é outro filme recheado de nomeações, ao todo são dez, entre as quais a de melhor actriz secundária (a adolescente Haille Steinfeld com apenas 14 anos) e a de melhor actor principal (o veterano Jeff Bridges). Valentia, acção, aventura, drama e uma pitada de humor são os componentes deste filme "à moda antiga" onde é recuperado um personagem já interpretado pelo eterno cowboy John Wayne.


Título em Portugal: Indomável
Título original: True Grit
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Intérpretes: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin, Barry Pepper
USA, 2010

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Oscars 2011



The Kids Are All Right retrata uma família alternativa. Com boas representações tanto de Mark Ruffalo (nomeado para melhor actor secundário) como de Annette Bening (nomeada para melhor actriz principal ) é um filme "bem disposto" que mostra as relações destes novos tempos. Na minha opinião é um bom filme mas está nesta corrida com alguns "pesos pesados" que lhe reduzem as hipóteses de ganhar algumas das 4 estatuetas douradas para as quais está nomeado.

Título em Portugal: Os Miúdos Estão Bem
Título original: The Kids Are All Right
Realização: Lisa Cholodenko
Intérpretes: Annete Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson
USA, 2010

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Oscars 2011



Inception, outro filme sobre a complexidade da mente humana, mais especificamente sobre os sonhos e a origem das ideias. Um argumento brilhante contado com a ajuda de efeitos especiais magníficos, um verdadeiro espectáculo para os nossos olhos e um desafio à nossa imaginação. Para mim o melhor filme do ano passado. Conta com 8 nomeações, entre elas estão a de melhor filme, melhores efeitos especiais e argumento original. Para mim Inception seria o justo vencedor destas categorias.


Título em Portugal: A Origem
Título original: Inception
Realização: Christopher Nolan
Intérpretes: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Marion Cotillard, Tom Hardy
USA/UK, 2010

Oscars 2011



E eis que foram reveladas as nomeações para os Oscars de 2011 e tal como no ano passado iremos conhecê-los de forma mais pormenorizada aqui nesta nossa "moradia virtual". Aceitam-se palpites e critícas dos visitantes do blog. Lancem as vossas apostas :)


Comecemos então por o Black Swan. Um triller psicológico, para mim um parente do The Shining de Kubrick, que demonstra a complexidade da mente de uma forma bela e ao mesmo tempo assustadora.
Está nomeado para 5 Oscars, entre os quais : melhor actriz (Natalie Portman -na minha opinião a vencedora), melhor realizador e melhor filme.

Título em Portugal: Cisne Negro
Título original: Black Swan
Realização: Darren Aronofsky
Intérpretes: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vicent Cassel, Barbara Hershey
USA, 2010

sábado, 22 de janeiro de 2011

Sobrevivência

Aron Ralston - Alpinista

“Entrevistas com milhares de sobreviventes dos campos de concentração alemães da segunda guerra mundial demonstraram a extraordinária capacidade de resistência do corpo humano quando guiado pelo espírito. Os nossos corpos são máquinas muito complexas, mas, mesmo quando submetidos às mais confusas e degradantes condições, a vontade de viver pode sustentar o processo da vida. As necessidades do corpo em energia podem ser reduzidas praticamente a zero durante um dado período de tempo. Sobreviventes dos campos de concentração alemães referiram que a vida, mesmo sob condições inumanas, valia a pena ser vivida. Em muitos casos, apenas este espírito lhes garantiu a sobrevivência.”
The U.S. Armed Forces Survival Manual- John Boswell, 1980

Há dias vi o novo filme de Danny Boyle (realizador do filme Quem Quer Ser Milionário?). O filme chama-se 127 Hours e conta a experiência verídica de Aron Ralston. Trata-se de um alpinista que certo dia numa das suas escaladas no Canyon cai dentro de um buraco estreito e profundo. A queda não lhe provoca grandes danos mas uma pedra acompanhou-o nessa queda e foi-lhe cair justamente em cima da sua mão e antebraço direito, prendendo-o com um peso enorme dentro daquele buraco. O filme chama-se 127 horas porque foi o tempo que ele teve nessas condições. Durante três dias ele tentou de várias formas sair daquela situação. A comida e a água que ele levava consigo foram acabando aos poucos e chegou a uma altura que ele tinha de beber a própria urina. Num último impulso de sobrevivência ele parte os ossos do seu braço e corta-o com um pequeno canivete que levava consigo. Depois disso ainda anda alguns quilómetros até encontrar alguém.
Causador de algumas náuseas em certas salas de cinema trata-se de um filme com imagens fortes e impressionantes. É daqueles filmes que nos faz pensar e que permanece em “digestão” algumas horas depois de vermos o genérico final. A sobrevivência é um instinto selvagem que faz parte do nosso ser assim como da grande maioria dos animais. Mas em situações tão adversas será que teríamos esta coragem? Eu sinceramente não sei, talvez seja daquelas coisas que só mesmo quem passa por isso pode dizer...
A vontade de viver e a vida que ainda estava à espera dele foram factores determinantes para a sua escolha de sobrevivência. Passado algum tempo ele conheceu o amor, casou e tem actualmente um filho. Continua a ser alpinista.