segunda-feira, 9 de abril de 2012

Touch



"Os seres humanos não são a espécie mais forte do planeta. Não são os mais rápidos nem talvez os mais inteligentes. A única vantagem que temos é a capacidade de cooperar, de nos entreajudarmos. Reconhecemo-nos uns aos outros e estamos programados para a compaixão, para o heroísmo e para o amor. É isso que nos torna mais fortes, mais rápidos e mais inteligentes. Foi por isso que sobrevivemos. É por isso que queremos fazê-lo."


Da série de televisão "Touch"

quinta-feira, 1 de março de 2012

And the Oscar goes to...


E foi a 84ª cerimónia de entrega dos Oscars. Com poucas surpresas, os prémios foram distribuídos de forma mais marcante, por dois filmes: nas categorias técnicas ( direcção artística, fotografia, edição de som, mistura de som e efeitos visuais ) venceu Hugo, já The Artist arrecadou os Oscars de melhor actor, banda sonora, guarda roupa, realizador e melhor filme. À semelhança do ano passado, com The Inception e The King`s Speech, houve um empate entre os filmes mais nomeados, desta vez com 5 Oscars cada um.
Na minha opinião existem duas grande obras, que passaram por esta cerimónia de forma discreta sem receber qualquer prémio, foram elas: War Horse de Steven Spielberg e Tree of Life de Terrence Malick. De facto este ano muitos dos filmes nomeados tinham uma qualidade acima da média logo sabia-se à partida que grandes obras ficariam de fora dos premiados.
Uma surpresa foi o Oscar de melhor filme estrangeiro ter ido para A Separation do Irão. No discurso de agradecimento do realizador Asghar Farhadi palavras de paz e tolerância foram ditas em nome do povo do Irão.
Gostei também de ver a interpretação premiada no filme The Help. Três actrizes estavam nomeadas, ganhou apenas Octavia Spencer. Um Oscar realmente bem merecido a honrar um trabalho notável.
O tímido Woody Allen, ausente da cerimónia, arrecadou mais um Oscar, ganhando na categoria de melhor argumento original. De facto um argumento bastante criativo o do seu Midnight in Paris.
Quem quiser saber mais sobre a festa dos Oscar recomendo este site oficial : http://oscar.go.com/ .

Para o ano há mais :)


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Oscars 2012



Com apenas 2 nomeações surge este discreto Extremely Loud & Incredibly Close. É talvez um dos nomeados menos falados e para alguns aquele que não merece estar neste lote de 9 filmes nomeados para Oscar de melhor filme. Os já noutros anos premiados Sandra Bullock e Tom Hanks foram neste filme ignorados pela Academia sendo apenas Max von Sydow nomeado para melhor actorsr secundário.


Título original: Extremely Loud & Incredibly Close
Realização: Stephen Daldry
Intérpretes: Tom Hanks, Thomas Horn, Sandra Bullock,Max von Sydow
Estados Unidos 2011


E terminamos assim a apresentação dos 9 filmes nomeados para melhor filme ao mesmo tempo que nos preparamos para mais uma cerimónia dos Oscars. É já hoje á noite. Preparem as pipocas e reservem o vosso lugar na fila da frente. Que ganhe o melhor !

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oscars 2012



E voltamos a falar de Tree of Life aqui neste nosso blog, bem que este filme me cheirava a Oscar :) .
O filme é um verdadeiro albúm fotográfico familiar. E neste filme a imagem é o principal narrador e que belas imagens tem esta obra merecendo sem duvida o Oscar de melhor fotografia. Brad Pitt, na minha opinião teve aqui uma prestação muito mais merecedora de uma nomeação do que em Moneyball mas curiosamente não esta nomeado. Esta grande obra do sempre discreto Terrence Malick conta com 3 nomeações.

Título original: The Tree of Life
Realização: Terrence Malick
Intérpretes: Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn, Dalip Singh, Joanna Going, Tye Sheridan
Estados Unidos, 2011

Oscars 2012



Hugo é dos filmes mais nomeados desta cerimónia (a par do The Artist, ambos com 10 nomeações). Uma obra prima a 3 D do grande mestre do cinema Martin Scorcese, que nos mostra o cinema como uma verdadeira janela para o mundo dos sonhos. De facto o filme é um regalo para os nossos olhos e ouvidos o que me leva a crer que ganhará a maior parte das estatuetas nas categorias técnicas. Já os actores ficaram de fora das nomeações. Curioso o facto de os dois filmes nomeados homenagearem, cada um à sua maneira, o mundo do cinema.

Título original: Hugo
Realização: Martin Scorsese
Intérpretes: Asa Butterfield, Ben Kingsley, Chloë Grace Moretz, Sacha Baron Cohen, Emily Mortimer, Christopher Lee, Ray Winstone, Jude Law
Estados Unidos, 2011

Oscars 2012



Com 6 nomeações Moneyball é um filme sobre a forma como um homem mudou um dos desportos mais famosos da América. A dupla de actores nomeados Brad Pitt (melhor actor) e Jonah Hill (melhor actor secundário) fazem aqui um bom trabalho. O filme tem um certo cheiro a fórmula já muito repetida de filmes de desporto embora seja mais que isso. Talvez o Oscar para melhor argumento adaptado seja o único que este filme vá ganhar. Mas nunca se sabe...

Título original: Moneyball
Realização: Bennett Miller
Intérpretes: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright, Chris Pratt, Stephen Bishop
Estados Unidos, 2011

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Oscars 2012



Um dos meus nomeados favoritos é The Help. Sem dúvida um excelente filme enriquecido pelos desempenhos fantásticos das actrizes Viola Davis, Octavia Spencer e Jessica Chastain também elas nomeadas. Estas interpretações de peso são responsáveis por três das quatro nomeações para as quais está nomeado este filme.

Título original: The Help
Realização: Tate Taylor
Intérpretes: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Ahna O`Reilly, Allison Janney
Estados Unidos/Índia/Emiratos Árabes Unidos, 2011

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Oscars 2012




Com 5 nomeações, The Descedants é outro filme candidato ao Oscar de melhor filme. Um drama intenso com pequenas pitadas de humor onde o desempenho de George Clooney é de facto notável. Longe dos seus registos habituais Clooney tem neste filme aquela que muitos dizem ser a sua melhor interpretação, embora os outros nomeados para melhor actor estejam à altura, penso que ele tem grandes hipóteses de levar este Oscar para casa.


Título original: The Descendants
Realização: Alexander Payne
Intérpretes: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause, Robert Forster, Matthew Lillard, Judy Greer, Beau Bridges
Estados Unidos, 2011

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Oscars 2012



Após alguns anos de ausência na cerimónia , Woody Allen surge agora com mais uma comédia inteligente. Em Midnight in Paris, a personagem principal é a bela cidade de Paris. Apesar de não entrar como actor, os tiques de Woody Allen (nomeado para melhor realizador) estão bem presentes no protagonista desta história. Num argumento sem dúvida bastante original (nomeado), Allen transporta-nos numa viagem carregada de romantismo a Paris do presente e do passado. Tem 4 nomeações que na minha opinião, não passarão disso mesmo. Talvez apenas na nomeação para melhor argumento original possa arrecadar alguma estatueta.


Título original: Midnight in Paris
Realização: Woody AllenIntérpretes: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kurt Fuller, Mimi Kennedy, Michael Sheen, Nina Arianda, Carla Bruni, Corey Stoll, Kathy Bates, Léa Seydoux
Espanha/Estados Unidos, 2011

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Oscars 2012



The Artist é um dos candidatos mais nomeados na próxima cerimónia. Nomeado para dez categorias, trata-se de um filme original, uma homenagem à época dourada de Hollywood, ás origens do cinema sonoro, ao cinema mudo, aos sapateados como os de Fred Astaire e Ginger Rogers, enfim um verdadeiro hino ao cinema. Nomeado para actor principal, Jean Dujardin é excelente, a sua expressividade e linguagem corporal faz com que apesar da ausência do som as palavras sejam ouvidas. Contribui também para isso uma emotiva banda sonora e o trabalho de Bérénice Bejo a actriz secundária também nomeada.

Título original: The Artist
Realização: Michel Hazanavicius
Intérpretes: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller
França, 2011

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Oscars 2012



A cerimónia dos Oscars 2012 aproxima-se! É já dia 26 de Fevereiro. Este ano conta com nomes de peso em várias categorias: Steven Spielberg, Martin Scorcese, Woody Allen, Terrence Mallick, Meryl Streep, Glenn Closse, George Clooney, Gary Oldman, entre outros de igual talento. Tratou-se de um ano de bons filmes em que voltaram a brilhar alguns dos astros que escreveram a história recente da sétima arte.

Como já é hábito neste nosso blog vamos aproveitar o tempo que falta para a cerimónia para conhecer melhor os nove nomeados a melhor filme. Começamos com War Horse. O mago do cinema Spielberg volta a encantar numa obra que junta alguns dos seus ingredientes habituais: família, lealdade e coragem. Com uma belíssima fotografia (nomeada para Oscar) conta uma história que prende do princípio ao fim. Está nomeado para seis Oscars.

Título original: War Horse
Realização: Steven Spielberg
Intérpretes: Jeremy Irvine, Emily Watson, Peter Mullan, David Thewlis, Benedict Cumberbatch, Toby Kebbell
Estados Unidos, 2011