terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal



 
É urgente que o espiríto do Natal invanda o coração das pessoas não só todo o ano mas também em todos os lugares da terra. Natal é esperança, é luz é a comemoração do nascimento de Jesus. Como é que se continua a comemorar o nascimento de alguém que nasceu há cerca de 2014 anos? Esse alguém teve de marcar a humanidade de uma tal forma que nunca mais foi esquecida. Num mundo cada vez mais cheio de guerra, crueldade, ódio, corrupção, destruição da natureza e extinção dos nossos irmãos animais é urgente AMAR. Acredito profundamente que esse é o caminho seja qual for a religião.
 
Um Natal cheio de paz, perdão e AMOR para todos !

sábado, 15 de novembro de 2014

Descontinuações...

Depois de em 2012 se ter descontinuado a revista de cinema Premiere chegou a vez de descontinuar a revista Empire. Os cinéfilos portugueses ficaram assim sem nenhuma publicação  em português unicamente sobre cinema. A "erosão do mercado e do investimento comercial” é a razão apontada para por fim a estas revistas. Confesso que sempre gostei mais da Premiere, a qual não perdia um número, pois abordava não só os grandes sucessos comerciais dos EUA como todo o cinema europeu assim como os projectos nacionais. Na realidade estas descontinuações são apenas o reflexo daquilo que é a falta de investimento nacional no cinema e mesmo em outras áreas da cultura. Revela também uma sociedade onde prospera a publicação das chamadas revistas cor de rosa. Prosperam porque têm procura no mercado, porque para uma grande fatia da sociedade as suas leituras limitam-se a revistas como essas, a saber quem traiu quem, o que vestiu determinado famoso e quais são as histórias escandalosas dos concorrentes da Casa dos Segredos. É triste mas é a sociedade que temos...

 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Boardwalk Empire



Enquanto se espera pela próxima temporada de a Guerra dos Tronos que só estará pronta para o ano vai-se seguindo Boardwalk Empire. O primeiro episódio desta série foi realizado por Martin Scorsese e foi esse facto que despertou a minha curiosidade e me tornou um seguidor. A história passa-se na América na época da lei seca onde era proibida a venda de álcool. Esta proibição foi uma autêntica mina de ouro para os gangsters fazendo crescer os seus impérios à custa do trafico de bebidas alcoólicas. Tem personagens de ficção mas também tem algumas que existiram mesmo como é o caso de Al Capone. Família, traição, poder, violência e vingança são os ingredientes de qualquer boa história de máfia/gangsters e neste caso esta série tem as doses certas para nos prender ao ecrã. Passa no canal AXN Black e já vai para a última temporada.

domingo, 9 de novembro de 2014

Elvis Presley - My Way


 
Houve uma altura da minha adolescência em que eu procurava tudo o que fosse músicas dos anos 60. Ainda hoje confesso que gostava de ter vivido nos famosos sixties. O "king Elvis" era imbatível :)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Alcunhas alentejanas


 

Há dias encontrei um trabalho dos tempos de estudante. O tema dele é: Alcunhas do Alentejo. Fizemos esse trabalho na extinta disciplina de antropologia que na altura fazia parte do curso de enfermagem e foi um dos trabalhos mais divertidos que tive oportunidade de fazer pois através da pesquisa bibliográfica ficámos a conhecer uma série de alcunhas muito engraçadas.

O termo alcunha é oriundo do árabe “al kunia” e significa sobrenome ou cognome. Muitas das povoações das nossas aldeias, vilas e até cidades fazem uso destas alcunhas para identificar os seus habitantes. Alcunhas e apelidos misturam-se, confundem-se e muitas das vezes apenas se consegue identificar determinado indivíduo através da alcunha. Há terras onde não há ninguém que não tenha uma.

Aqui ficam algumas alcunhas mais caricatas:

AÇUCAREIRO – alcunha atribuída a uma mulher que tinha por hábito colocar as mãos nas ancas, o que faz lembrar um açucareiro

AVARENTO DOS PERFUMES – individuo que cheirava mal por não tomar banho

BOI DA BEIRA- alcunha extremamente ofensiva usada para se identificar um indivíduo nortenho cuja mulher cometeu adultério

CAPITÃO NALGUINHAS – alguém com a mania de ser superior e que tem as nádegas salientes

CU SEM PÉS – mulher pequenina

ESCALDA – jovem que “era muito quente nos bailes”

ESTRADA LARGA – por andar com os pés ao lado

GRAÇAS A DEUS – indivíduo que afirmava – “Graças a Deus não tenho alcunha”

JOANA DO PAU- alcunha atribuída a mulher cujo amante tomava medicamentos para a vitalidade; o homem tinha falecido durante o acto sexual

MIJA MANSINHO- sobrenome atribuído a um homem com comportamento discreto e de postura suave

PAPA TOMATES – indivíduo mulherengo

PENICO DOS RICOS – homem bajulador e serviçal sempre na dependência dos mais endinheirados

POIA DE QUILO – homem gordo e comilão

RICO DEPOIS DAS CINCO – trabalhador rural que, regressando do trabalho, se veste a rigor e se comporta de maneira ostentatória

ROMA CIDADE ABERTA- usada para qualificar uma mulher que mantinha relações sexuais com vários homens
(Não conheço ninguém com estas alcunhas mas pode haver mais do que uma pessoa a viver em terras diferentes com alcunhas semelhantes)

domingo, 17 de agosto de 2014

Até sempre Captain.

Robin Williams foi um dos actores responsáveis por despertar em mim a paixão pelo cinema. Os seus filmes acompanharam-me desde a minha adolescência, as suas personagens inspiraram-me, ajudaram-me e ensinaram-me. Há livros, filmes e histórias que se transformam em pequenos tijolos daquela casa que é o nosso ser e isso aplica-se a alguns dos seus filmes. Fiquei triste pela notícia da sua morte, principalmente pela forma como ela ocorreu. O suicídio é na minha opinião o triunfo da solidão, o atingir de um limite que se torna insuportável e a perda total de esperança. Num filme teria bastado umas conversas com o inspirador professor John Keating (Clube dos Poetas Mortos), uma consulta recheada de alegria do Dr. Hunter "Patch" Adams (Patch Adams) ou uma sessão com o terapeuta Sean McGuire (O Bom Rebelde) para que Robin Williams conseguisse superar qualquer obstáculo. Genial tanto na comédia como no drama, o génio cómico, como Steven Spielberg lhe chamou, deixou o seu nome gravado na história do cinema tornando-se eterno. Os seus filmes continuarão a ser vistos e revistos fascinando e causando gargalhadas por várias gerações. Obrigado Robin Williams!!!

sábado, 21 de junho de 2014

Conta-me como foi...



A Vida Continua, assim se chamava esta série. Passou nos anos 90 e costumava dar todos os dias após o almoço penso que era naquela rubrica do Agora Escolha em que os caros telespectadores telefonavam não para ganhar carros de luxo nem ordenados extras mas sim para escolher qual o programa que queriam ver. Gostava de ver o dia-a-dia desta família e a dinâmica que existia entre as personagens.


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Perspectivas

Recomendo uma visita ao blog de fotografias da minha amiga Ana. São perspectivas muito bonitas de alguém com o dom de ver a beleza que está à sua volta. Aqui está uma das minhas favoritas. Visitem aqui.

Mundial 2014



Recordando o espírito vivido por grande parte dos portugueses durante o Euro 2004. Imagens verdadeiramente impressionantes de um povo que se uniu e vibrou com uma seleção de luxo que surpreendia a cada jogo e nos levou a uma final. A geração Scolari composta por veteranos como Figo, Pauleta, Rui Costa e estrelas em ascensão como o Ronaldo fizeram magia, não fosse a defesa de ferro dos gregos e teriam sido os campeões da Europa. Tínhamos ali uma grande equipa. Agora estamos de volta a mais uma grande competição. Temos novos craques, temos o melhor jogador do mundo. O céu é o limite.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Bandas Sonoras - Os Intocáveis



Criado pelo famoso compositor italiano Ennio Morricone, esta banda sonora faz parte daquele que é o meu filme de gangsters favorito. Baseado na autobiografia de Elliot Ness, o agente que conseguiu fazer com que  Al Capone fosse julgado e condenado por alguns dos seus crimes. Uma história inspiradora de homens corajosos que lutaram contra um inimigo poderoso sacrificando as suas vidas pela lei.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ainda sobre as redes sociais...



Criado pelo escrito londrino Gary Turk, este vídeo foi bastante partilhado pelas redes sociais recentemente. Chama a atenção precisamente para o efeito que as redes sociais e as tecnologias que as suportam estão a ter na nossa mente, nas nossas relações, na forma como as pessoas vivem cada vez mais solitárias apesar de ter centenas de amigos no facebook e afins...
É emocionante, principalmente na parte final ,quando mostra as coisas que muitas pessoas estão a perder por viver de olhos postos nos ecrãs.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mobile Lovers

Mobile Lovers - Graffiti de Bansky
 
Gostei deste graffiti do artista de rua Banksy. Acho que capta na perfeição a dependência e a relação, por vezes obsessiva,que existe actualmente com estes instrumentos de comunicação .

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bandas sonoras - Gru o maldisposto 2

Esteve nomeada este ano na cerimónia dos Oscars para melhor canção mas acabou por perder para a canção do filme Frozen. Happy é uma musiquinha bem animada que fica no ouvido e puxa pela dança .

terça-feira, 15 de abril de 2014

Democracia

A Mafalda é uma das minhas personagens favoritas da banda desenhada. Houve uma altura, algures na minha adolescência, em que eu procurava todos os livros desta personagem. As suas conversas em família e com os amigos são carregadas de um humor por vezes com salpicos de ironia que nos fazem  rir e reflectir sobre questões sempre actuais. Gosto muito dos pormenores dos desenhos das personagens e cenários. O irmão Gui é um verdadeiro mimo :)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Bandas sonoras - O Carteiro de Pablo Neruda



Música cristalina como as lindas metáforas deste carteiro. A ingenuidade, pureza e paixão desta história encheram algumas salas do nosso país durante vários meses.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Cosmos

 
Foto de uma galáxia captada pelo telescópio espacial Hubble - NASA

 “Se nos vamos aventurar pelos pontos mais recônditos do cosmos, temos de saber o nosso endereço cósmico, esta é a primeira linha desse endereço:  o planeta Terra, a  segunda linha é o Sistema Solar, a terceira a Galáxia da Via Láctea, que junto com mais algumas galáxias vizinhas formam o  Grupo local  que pertence por sua vez ao Super Aglomerado da Virgem . Este Super Aglomerado é apenas uma minúscula parte do nosso universo.  Cada galáxia contém milhares de milhões de sóis e inúmeros mundos. O cosmos como o conhecemos é uma rede de cem mil milhões de galáxias que formam o universo observável . Para lá desse limite estão partes do universo que estão demasiado longe. Não houve tempo suficiente nos 13,8 milhões de anos de história do universo para a sua luz chegar até nós. Muitos de nos suspeitamos de tudo isto, todos os mundo , estrelas galáxias e aglomerados no nosso universo observável  são  apenas uma minúscula bolha num oceano infinito de outros universos. Um multiverso. Universo atrás de universo. Mundos sem fim…"
Da série : Cosmos, Odisseia no Espaço

Cosmos é a a versão actualizada da série de televisão que transformou a divulgação de ciência em 1980, com a mão de Carl Sagan, Desta vez é o famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson que marca este novo projecto. Altamente recomendável e muito interessante. Para perceber tudo aquilo que nos rodeia através de uma visão grandiosa. Passa várias vezes por semana no canal National Geographic.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Game of Thrones Season 4 Official Trailer





É já em Abril que regressa uma das melhores séries do momento. Game of Thrones é a adaptação da série de livros A Song of  Ice and Fire, escritos por George R. R. Martin. Gosto especialmente desta série porque embora se passe num reino de fantasia aborda a natureza humana e a forma como o poder ou a sede do  mesmo por vezes a envenena e faz realçar os seus lados mais negros. Recheada de reviravoltas surpreendentes, traições, fidelidades inesperadas, heróis invulgares e paisagens lindíssimas em cenas gravadas em locais de extrema beleza do nosso planeta. Tem algumas semelhanças com a trilogia de Lord Of The Rings mas é muito mais violento, aliás peca pelo excesso de violência, mas infelizmente a violência ainda continua a fazer parte da humanidade. Vale a pena ver.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conta-me como foi...



 
No princípio dos anos 90 o programa Arca de Noé  era o sucesso dos sábados à tarde. Não perdia um. Em cada programa ficávamos a conhecer melhor o comportamento de um determinado animal de uma forma divertida e aprendia-se o dever de respeitar os animais. A canção do programa ainda hoje se canta de vez em quando. A seguir ao programa era a hora do totoloto :)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mamma Mia

Pizza de Mozzarela e Alecrim de Gordom Ramsay
 
 
Se há comida que eu não me importava de comer todos os dias ela chama-se pizza. Tenho vindo a tentar fazer pizzas caseiras mas nunca têm ficado tão boas comos as das pizzarias. Hoje experimentei uma receita de massa para pizza que ficou uma autêntica maravilha. Fofa por dentro e estaladiça por fora.  A receita é do grande chefe Gordon Ramsay e faz parte do seu livro "Cozinha sem limites". Experimentem e deliciem-se. Saí muito mais barata que uma ida à pizzaria e podem dar largas à imaginação na cobertura.
 
Ingredientes para a massa:
2 saquetas de fermento (o necessário para a quantidade de farinha)
1 c. de sopa de açucar amarelo refinado
4 collheres de sopa de azeite extravirgem
500 g de farinha de pão forte ou farinha tipo 00 (eu usei farinha sem fermento da marca Nacional mas pode ser de outra marca qualquer desde que não tenha fermento)
1 c. de sopa de sal marinho refinado
 
Prepara-se primeiro a massa da pizza. Mistura-se o fermento com o açucar amarelo e 325 ml de àgua tépida. Aguarda-se uns minutos. Entretanto peneira-se a farinha para uma tijela grande (eu não peneirei), adiciona-se o sal e faz-se um buraco no meio. Deita-se o azeite nesse orifício seguido da mistura de fermento. Com uma colher vai-se levando a farinha ao centro a partir dos bordos, mexendo-se lentamente, até começar a formar uma massa. Depois disso começa-se a trabalhar a massa com as mãos.
Quando estiver tudo misturado amassa-se a massa , numa superficie enfarinhada, durante uns 10 minutos para ficar sem grumos. Coloca-se a massa num tigela enfarinhada, tapa-se com um pano da loiça e aguarda-se 1 hora para que a massa fermente e aumente de tamanho.
Quando a massa crescer amassa-se mais 1 ou 2 minutos para extrair o ar e fica pronta.
A receita original do Gordon manda que se faça estas pizzas numa frigideira finalizando-se numa grelha isto porque segundo ele os fornos domésticos não aquecem o suficiente para obter uma crosta estaladiça. Eu fiz no forno e ficaram boas na mesma. A massa deu para fazer duas pizzas grandes. O concentrado de tomate fica sempre por cima da massa e depois é só colocar os ingredientes preferidos. Eu fiz uma com restos do frango assado do dia anterior, azeitonas, cogumelos, queijo, fiambre e oregãos. A outra foi de atum, cebola, cogumelos, azeitonas, queijo e oregãos. Experimentem vários tipos de queijo, ralem aqueles queijos mais duros e picantes que têm no fundo do frigorífico e irão descobrir novos e deliciosos paladares.
 
Bon appetit !!! ;)
 

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Conta-me como foi...




Esta série passou nos anos 80 e 90. Quando acabava o episódio sentia que era capaz de subir pelas paredes, transformar  o frigorifico num tanque de guerra e de uma colher fazer uma bicicleta. Era a euforia total  :)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

her

Vi há alguns dias este filme. É um filme intrigante, daqueles que ficam na nossa mente e nos fazem pensar. É sobre um homem solitário, perdido e angustiado com o final do seu casamento. A acção dá a sensação que se desenrola num futuro próximo. Um dia esse homem vê um anúncio dum sistema operativo com consciência capaz de aprender com as experiências e emoções humanas. Ele compra-o e instala-o no seu computador. Escolhe uma voz feminina para o sistema operativo e, a partir dai,  começam uma série de diálogos cada vez mais profundos e íntimos. E o amor acontece. É uma estranha estória de amor que surpreende pelos caminhos inesperados que segue e nos faz questionar aquilo que procuramos nas relações e a forma como as vivenciamos. Um argumento excelente de Spike  Jonze que merece ganhar o Oscar pelo qual está nomeado.